Conferência Ala Nun'Álvares - Porquê estar na política? (Alexandre Relvas e Joaquim Biancard Cruz)

A ALA NUN'ALVARES PEREIRA


vem convidá-lo/a para a sua próxima conferência, no dia 18 de Dezembro (quinta-feira), pelas 21h15, no Palácio da Independência. *

Desta vez teremos um formato diferente, com dois oradores de distinção. O primeiro é o Senhor Dr. Alexandre Relvas, Director-geral da Logoplaste, Presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro e antigo Secretário de Estado do Turismo. O segundo orador é o Senhor Dr. Joaquim Biancard da Cruz, economista formado pela Universidade Católica Portuguesa, Vice-Presidente da JSD, Autarca em Mafra e bancário.

Não se pode afirmar que Portugal esteja a ter uma primeira década do século XXI fácil. Adicionalmente, o Estado tem uma presença cada vez mais esmagadora na nossa vida económica e social. Por isso seria de esperar que os portugueses sentissem necessidade de participar activamente na definição do rumo da nação. No entanto, nestes últimos anos, tem-se verificado uma falta de adesão aos actos eleitorais o que revela que os portugueses se interessam cada vez menos pela decisão e participação política. Esta apatia é paradoxal pois o sistema democrático depende da participação de todos os cidadãos, sem excepção.

Ambos os convidados têm dedicado uma parte significativa das suas vidas ao debate e acção política, em paralelo com carreiras de sucesso no mundo empresarial. Nesse âmbito, a Ala considera que estes convidados são muito interessantes para discutir o tema escolhido: Porquê estar na política ?.

Terminamos assim o ano de 2008 com um debate que esperamos que seja do interesse dos, já fieis, participantes, e que possa servir de mote a um reforço da participação cívica e política de todos.

Recordamos que a entrada é livre.


* - O Palácio da Independência, localiza-se no Largo de S. Domingos, 11, na esquina da Praça dos Restauradores com a Rua das Portas de Santo Antão. Será possível estacionar no local, de acordo com a capacidade do parque e a hora de chegada.


A ALA NUN'ALVARES PEREIRA…

…foi formada em 2007 por um grupo de jovens profissionais com o objectivo de desenvolver a sua participação na sociedade, nomeadamente na formação política, económica e social.

Pretende ser um motor de discussão de temas da actualidade, relevantes para Portugal e para a sociedade, através das conferências que promove.

Tem por patrono D. Nuno Álvares Pereira, cujo modelo nos inspira as virtudes do patriotismo, da fidelidade e do serviço desinteressado ao bem comum.

A orientação da Ala, na formação e na intervenção, irá no sentido das virtudes apontadas ao nosso patrono, adaptadas aos dias de hoje, sem no entanto descurarmos outras tendências ou opiniões circundantes, sobretudo as que sejam fruto de rigor e honestidade intelectuais.

A Ala Nun'Álvares procurará pois formar-se permanentemente, na pessoa dos seus membros e simpatizantes, de forma a influir correcta e eficazmente no quotidiano do país.

Membros Residentes:

Bernardo Caldeira Pessanha

João Ribeiro Lima

José Maria de Castro Pereira Coutinho

Luís Castro Henriques

Nuno Saraiva de Ponte

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António