Mea culpa

RR on-line, 20081205
Aura Miguel

Os mea culpa, aliás, estão na moda. O mundo inteiro elogiou a purificação da memória realizada por João Paulo II no ano 2000.

Há dias, o Reitor da Universidade Católica afirmou que “seria justo se o Estado português pedisse desculpa aos jesuítas nas próximas celebrações do centenário da República”.
Para Braga da Cruz, o pedido de desculpas seria “justo e cheio de significado” com tantos actos de perseguição e expulsão que sofreram no passado e considerando o que os jesuítas têm feito pela cultura portuguesa.Ainda esta semana, Mário Soares, num encontro Inter-religioso, sublinhou o papel da Companhia de Jesus no panorama cultural português.
Os “mea culpa”, aliás, estão na moda. O mundo inteiro elogiou a purificação da memória realizada por João Paulo II no ano 2000… E o próprio Mário Soares, quando era Presidente da República, apresentou um pedido formal de desculpas aos judeus pelo sofrimento infligido pela Inquisição e monarquia portuguesas...Ora, Braga da Cruz tem razão. Um “mea culpa” do Estado português aos jesuítas ficava mesmo bem nas comemorações da República!
Aura Miguel

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António