Querem-nos roubar o Natal...

Bom-Dia, 20081209
Rui Corrêa d' Oliveira

Querem roubar-Te o Natal, Senhor.
Querem ficar com a festa,
mas não querem convidar o festejado.

Querem a árvore de Natal, mas esquecem a sua origem;
querem dar e receber presentes,
mas esquecem os que os Magos Te levaram a Belém;
querem cantos de Natal,
mas esquecem os que os Anjos Te cantaram naquela noite abençoada.
Até a São Nicolau o disfarçaram de “pai Natal”.

Querem as luzes e o feriado, o peru e as rabanadas;
Querem a Ceia de Natal
mas já não vão à Missa do Galo,
nem Te adoram feito Menino nas palhinhas do Presépio.

Quando se lembram estas coisas e o facto que lhes deu origem
diz-se que “o Natal é todos os dias”,
mas não se dispensa esta quadra de consumo e folguedos.

No meio de toda esta confusão deseja-se a paz e a fraternidade,
mas esquecem que só Tu lhes podes dar.

E a culpa de tudo isto ser assim… é também minha
que alinho nesta maneira pouco cristã de celebrar o teu nascimento.

Se desta vez eu der mais a quem tem menos
e comprar menos para quem já tem quase tudo…
se em vez de me cansar a correr de loja em loja
guardar esse tempo para parar diante de Ti…

Se neste Natal fores mesmo Tu a razão da minha festa…
as luzes e os cantos, o peru e as rabanadas, os presentes e a até o Pai Natal
me falarão de Ti e desse gesto infinito do Teu Amor
de teres vindo ao meu encontro nessa noite santa do teu Natal.

Comentários

IKT disse…
A culpa e minha tambem... mesmo.
E tao dificil distinguirmo-nos e fazermos as coisas diferentes... tao dificil, direi mesmo impossivel... Mais uma vez Senhor, por causa das aparencias, do que possam pensar... nao faco o que devo, mas o q toda a gente faz...
Passaro Azul disse…
Que maravilha de post.
Maravilha por denunciar tanta verdade esquecida, tão real, tão autentica.
Parabéns por todo o seu trabalho verdadeiramente de admirar.
Bem-haja por existir e se fazer "ouvir".
Estou consigo. Estou convosco.
Abraço-o com admiração e a minha palavra de força para sempre continuar em frente.
Anónimo disse…
Parabéns ao Povo que visito todos os dias e, hoje especialmente,ao Rui pelo seu "BOM DIA".
Anónimo disse…
Obrigada Rui por nos vir lembrar e de uma maneira tão bonita, aquilo que todos sabemos mas que infelizmente tão facilmente esquecemos...
Obrigada também ao Povo e ao seu autor por toda a informação e "achegas" sempre oportunas e tão importantes.
Parabéns
Dache

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António