São Cristóvão lança acção de crowdfunding para salvar tela do século XVII: participe!

São Cristóvão, em Lisboa, tornou-se a primeira igreja a recorrer a uma acção de crowdfunding para restaurar obras do século XVII.

Trata-se de uma última ceia, da autoria de Bento Coelho da Silveira, que esteve desaparecida mais de 50 anos e que foi encontrada agora. A tela, que ocupava todo o altar mor da igreja de São Cristóvão, estava recolhida e uma parte significativa do desenho já desapareceu com as humidades.

A igreja tem agora pouco tempo para salvar este património do século XVII, para parar o estado de degradação em que se encontra. Sabe-se que há uma parte da pintura que nunca mais se irá poder ver, porque o próprio tecido sobre o qual foi pintada a Última Ceia apodreceu.

Durante as quatro sextas-feiras de junho, a paróquia organiza uma noite de fados e um arraial junto da igreja e todos os dias da semana organiza uma visita guiada às igrejas da Mouraria a terminar em São Cristóvão.

A igreja iniciará, também, a partir do dia 9 de junho a venda de telhas para colocar uma cobertura nova. Os participantes deverão comprar uma telha e escrever nela uma oração ou uma mensagem que será colocada na cobertura da igreja. Entretanto, a cozinha comunitária da Mouraria está a desenvolver um biscoito de São Cristóvão e que será comercializado durante as festas de Lisboa.

A paróquia de São Cristóvão e São Lourenço, foi também a primeira a concorrer ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa e ganhou 75 mil euros com o projecto Arte por São Cristóvão, que visa a realização de várias actividades para obter financiamento para o restauro da igreja.

Nesta acção de crowdfunding colaboram a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, a EGEAC, a Associação Renovar a Mouraria, a Cozinha Popular da Mouraria e vários outros parceiros e que irão divulgar junto dos seus funcionários e colaboradores.

O projecto Arte por São Cristóvão está a procurar mais voluntários que queiram trabalhar esta ideia. O programa vai sendo publicado no site www.arteporsaocristovao.org ou www.facebook.com/arteporsaocristova.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António