Procuram-se famílias de acolhimento

O projeto Amigos p’ra Vida (apresentação aqui) tem como missão encontrar para cada criança ou jovem com medida de acolhimento residencial, uma família voluntária que pretenda ser um amigo p’ra vida.

Neste momento, o projeto precisa de famílias que possam acolher temporariamente crianças que sejam retiradas às suas famílias por decisão de Comissão de Proteção de Crianças e Jovens ou de Tribunal de Menores, de forma a evitar que – na falta de alternativa – sejam acolhidos em instituições.

Esta necessidade é tão mais importante quanto mais nova é a criança, pois está cientificamente demonstrado que as crianças em instituição podem ver comprometida a sua capacidade de vinculação segura, essencial para o estabelecimento de futuras relações. A lei já prevê, por isso, que as crianças dos 0 aos 6 anos não devem ser acolhidas em instituição mas sim em famílias de acolhimento. Mas não há famílias de acolhimento em Lisboa.

Pretendemos constituir uma bolsa de famílias com disponibilidade para acolher temporariamente criança ou jovem. Queremos que as CPCJ e os Tribunais saibam que sempre que considerarem adequada a confiança de uma criança ou um jovem a uma família, podem recorrer ao projeto Amigos p’ra Vida, evitando-se assim que mais crianças entrem no sistema de acolhimento residencial.

ASSIM, é-nos colocado o desafio a equacionar cada uma das nossas famílias para esta missão de acolhimento temporário – para mais informações consultem o documento em anexo e/ou entrem em contacto com a equipa através do site www.amigospravida.pt ou através do telemóvel 969009810 ou 961455962.

Será agendada uma reunião individual para esclarecimento de todas as dúvidas e para avaliar a disponibilidade de cada família.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António