"Luta contra a eutanásia não é confessional, mas de humanidade"


No âmbito da Semana da Vida, a Igreja Portuguesa tem estado a distribuir um milhão e meio de desdobráveis sobre a eutanásia em todas as paróquias do país.


“A luta contra a eutanásia não é uma questão confessional, mas de humanidade”, disse esta terça-feira o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, no final da reunião do Conselho Permanente, que se realizou em Fátima.
O padre Manuel Barbosa aludia à Semana da Vida, que a Comissão Episcopal do Laicado e Família marcou para 13 a 20 de maio, dedicada ao tema da eutanásia.
Segundo o sacerdote, “a luta contra a eutanásia não é uma questão confessional, nem religiosa, mas é de humanidade, de defesa da vida.” Considerando que se trata “de um tema que se engloba neste conjunto que é a vida no seu todo,” o padre Manuel Barbosa referiu que “a eutanásia é um dos elementos que devemos combater para que a vida seja defendida,” adiantando que a própria Constituição da República diz que “a vida humana é inviolável.”
No âmbito da Semana da Vida, começou há cerca de uma semana a ser distribuído um desdobrável com o objetivo de melhor informar a população sobre a eutanásia e a posição da Igreja sobre o assunto. Segundo o porta-voz da CEP, o desdobrável tem “algumas perguntas e respostas sobre a eutanásia” tiradas do documento, com o mesmo nome, anexo à Nota Pastoral “Eutanásia: o que está em jogo? Contributos para um diálogo sereno e humanizador” que os bispos portugueses aprovaram há cerca de dois anos.

O desdobrável, cerca de um milhão e meio de unidades, tem vindo a ser distribuído “por cada diocese, vigariaria, paróquia e instituição, não só da Igreja, para que chegue o mais possível às pessoas” para que elas fiquem esclarecidas sobre as convicções da Igreja.
Segundo o padre Manuel Barbosa, a Conferência Episcopal não estará representada institucionalmente na manifestação, marcada pela Federação Portuguesa pela Vida para 29 de maio, dia em que o Parlamento discutirá os projetos de lei a favor da eutanásia, mas estará presente através das organizações da Igreja.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António